Avançar para o conteúdo principal

Furnas e o Vale Encantado, um pequeno tour virtual.





Furnas e o Vale Encantado, um pequeno tour virtual.


Se as pessoas não vão aos Açores, levamos os Açores às pessoas 😉

Desta vez, levamos um pouco da beleza única do vulcão das Furnas à sua casa. Não podemos fazer o trabalho que tanto gostamos, mas também não queremos que fique sem um gostinho especial deste lugar mágico.


É considerado o vulcão mais activo dos Açores tendo acontecido a sua ultima erupção em 1630. Os Furnenses, encaram com diversão as perguntas de espanto acerca do sentimento de habitar um lugar tão diferente de tudo o que conhecemos, aqui a terra treme, à noite, o barulho único das caldeiras borbulhando no seio da vila fazem lembrar sons do 'inferno' e até há quem conte que em tempos um homem de tão mau que era, ao cair numa caldeira barrenta, não morreu e os locais ao chamar pelo seu nome, ouviam um barulho ensurdecedor vindo do ventre da terra, ainda hoje é chamada de 'Caldeira Pero Botelho' e é uma das mais imponentes.
O famoso cozido das Furnas é uma das iguarias Açorianas com mais tradição evidente para os Furnenses. Confecionado no chão vulcânico na zona das 'Caldeiras' perto da lagoa, é preparado no dia anterior e uma das curiosidades é o facto de não levar água ou especiarias. Carne de vaca, porco, galinha, inhame, batata doce, couve, repolho, cenoura e claro, o famoso chouriço de carne picante e a morcela, dão aquele sabor único que só pode ser degustado neste local. O seu tempo de cozedura varia entre 6 a 7 horas, em buracos no chão naturalmente aquecido pelo vulcão.
Aqui, os dias frios de inverno são os mais esperados para um tradicional banho nas 'águas quentes'. A poça da Dona Beija é um dos lugares mais procurados, preferencialmente à noite onde a atmosfera muda com tons românticos e misteriosos. Uma das melhores experiências é quando chove, a sensação vivida ao estar à noite, numa piscina envolta pela natureza, sentir a chuva na nossa cara com o corpo mergulhado em água termal a cerca de 39 graus.
O parque Terra Nostra é outra das atrações, a sua imensa piscina termal onde a tonalidade laranja acastanhada da água são inconfundíveis e o maravilhoso jardim botânico merecem ma atenção especial.
A Poça da Tia Silvina, localmente chamada de 'Poça lava pés' insere-se num quadro de natureza relaxante propício para um 'escalda pés' sempre acompanhado de uns petiscos e boa companhia e claro, à noite de preferência.
No vale da Vila das Furnas, carinhosamente apelidado de 'Vale Encantado' encontrarmos em altura própria, as tradicionais 'maçarocas das Furnas', cozinhadas na Caldeira do Esguicho, despertando a curiosidade dos muitos passantes. Mesmo ali ao lado, a nascente da 'Água Santa' é utilizada para a coinfecção de um chá ou café noturno enquanto se espera pelos ovos, postos a cozinhar, na Caldeira do Esguicho e claro, tudo isto depois de termos passado pela poça lava pés ou Dona Beija.
Ainda hoje ao passar a horas tardias por este local, é frequente encontrar famílias inteiras num bate boca amigável enquanto tomam um cafezinho acompanhado pelos ovos cozidos ou bolos levedos.
Uma visita à zona da lagoa passando pela inconfundível Capela da Nossa Senhora da Vitória, leva nos a descobrir um conjunto de estátuas esculpidas em troncos de arvores bem como um conjunto de placas informativas acerca da fauna e flora. Como curiosidade, podemos encontrar a segunda maior Araucária do mundo plantada perto do Centro de investigação e monitorização das Furnas.
Muitas mais curiosidades e tradições, fazem deste local, um sítio único e que por momentos, nos fazem esquecer que estão dentro da 'boca do vulcão'.
Esperamos vos ter feito viajar um pouco, esta é a nossa forma de partilhar algo tão belo e que merece uma visita após esta luta que afeta a nós todos.
Os Açores vão estar sempre presentes para vos acolher.


A imagem pode conter: planta, árvore, ar livre, natureza e água

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Receitas dos Açores - Queijadas da Vila

Este é talvez o doce mais típico da ilha de São Miguel nos Açores, quem nunca provou uma queijada da vila? Acompanhando um café ou um chá, é uma iguaria que faz parte das tradições açorianas.  Vamos por à prova os dotes culinários com esta receita com mais de 50 anos, boa cozinha para todos! Trata-se de uma receita encontrada num caderno de “Receitas de Doces e Licores”, elaborado pela professora primária Maria Emília Soares Pereira que foi casada com o vila-franquense José Carreiro. Ao Teófilo Braga , o nosso muito obrigado pela partilha. RECEITA DE QUEIJADAS DA VILA FRANCA Coalham-se 4 canadas de leite como para queijos. Tira-se-lhe o soro, espreme-se bem n um guardanapo até ficar como farinha e deita-se num alguidar. Amassa-se muito bem com um bocadinho de manteiga de vaca e 4 colheres de farinha e 24 gemas de ovos. Depois de bem amassado vai ao lume com 918 g de açúcar, mexendo sempre, até ferver. Tira-se do lume, passa-se por uma peneira e deixa-se arrefecer. Mas

Açores | Grupos de Viajem em Família, Grupo de amigos, Associações, Grupos escolares..

Açores | Grupos de Viajem em Família,  Grupo de amigos, Associações,  Grupos escolares.. A nossa expertise permite-nos ser o parceiro ideal para o seu Grupo. Contamos com uma vasta experiencia no planeamento em conjunto, de todas as atividades lúdicas, culturais e de transporte para o seu Grupo. Os nossos valores  B2B  são flexíveis, adaptando-se de forma a que o sucesso para ambas as partes seja alcançado. Anualmente, trabalhamos em parcerias com todo o tipo de grupos A nossa expertise em consultadoria de viagem associada ao feedback dos nossos clientes é o que nos motiva cada vez mais em sermos a primeira escolha no que diz respeito a grupos de viagem. Excursões de Agencia de viagem Grupos de shore excursion Grupos de viagem em família / privados Colonias de ferias para jovens (Nacionalidade Francesa) Transporte de grupos de parapente Em 2019, a nossa experiencia em organizar e acolher grandes grupos, juntamente com o vasto leque de parceiros e contatos, não passou despercebida e abr

Excursão turística, roteiro de 2 dias em São Miguel, Açores

Tours, excursões & atividades Excursão turística, roteiro de 2 dias em São Miguel, Açores. Reservamos para si o melhor circuito para descobrir os encantos, sabores e paisagens de São Migue l. Neste circuito de 2 dias, incluímos a visita ao icónico Parque Natural da Caldeira Velha na Lagoa do Fogo e a entrada na zona de confeção dos cozidos das Furnas. A cozinha tradicional será representada pelo conhecido “ cozido das Furnas ”, confecionado em buracos escavados no solo vulcânico, na margem da lagoa das Furnas e por um almoço tipo “bufete” com vários pratos regionais. Bebidas e café estão incluídas. Uma visita ás plantações de ananases e chá, bem como uma prova de licores tradicionais, serão o complemento ideal para esta sua visita. Nas Sete Cidades, Furnas, Lagoa do Fogo e Nordeste, selecionamos os melhores pontos turísticos para uma visita completa a toda a ilha em dois dias completos.                                👉  Para participar nesta excursão, clique aqui   Sete Cidades &a