Avançar para o conteúdo principal

Lenda da lagoa das Furnas

O vulcão das Furnas situa-se na ilha de São Miguel, Açores. Ao longo dos tempos, contos populares foram passando de geração em geração, esta é, a lenda da lagoa das Furnas.

Reza a lenda que há muitos anos atrás, no local onde está localizada a Lagoa das Furnas, existia uma bonita aldeia onde as pessoas viviam felizes, faziam muitas festas vivendo quase sem trabalhar. Certa manhã, um rapaz saiu de casa para ir a uma fonte próxima buscar água para as lides domésticas e para dar de beber aos seus animais.
Mas a água que costumava ser sempre de agradável paladar estava estranhamente salgada, parecia água do mar e o rapaz teve uma premonição que ia acontecer alguma coisa estranha na sua aldeia e com os seus conterrâneos. Correu para casa dos seus vizinhos para contar o que lhe acontecera, o que vira e o que pensara sobre o caso. Ninguém acreditou nas apreensões do rapaz, e alguns dias depois ele teve de voltar à fonte para ir buscar mais água.
No lago em frente à nascente, para onde corria a bica da água, os peixes saltavam na água e desta para terra, onde acabavam por morrer. Definitivamente convencido de algo ia acontecer à sua aldeia, correu para junto da população, mas novamente ninguém acreditou nele, a não ser o seu avô.
O idoso disse às pessoas da aldeia que parassem com os bailes e com as festas; que um dos mais ligeiros habitantes da aldeia fosse a correr até ao pico mais alto em redor para ver o mar e olhar para o norte, para tentar ver se havia alguma ilha no horizonte, alguma terra à vista a norte. Como ninguém o levou a sério, só o idoso e o seu neto subiram ao monte mais alto.
Quando lá chegaram, via-se no horizonte terra nova, uma ilha despontava pelo meio da bruma. Aflito, o idoso gritou para os aldeões que fugissem para a igreja, vinha aí grande desgraça, no horizonte encontrava-se a ilha encantada das Sete Cidades. Novamente ninguém ligou, nem ao idoso nem ao seu neto. Possivelmente nem o ouviram de tão alta era a música. Desceram ambos o monte, e depois de passarem pela igreja foram tratar dos animais e da vida imediata.
Passou um, dois dias e nada acontecia. O rapaz e o avô resolveram sair da aldeia para levarem os animais ao mercado da aldeia vizinha e por lá se demoraram alguns dias a negociar. Quando voltavam à sua aldeia, à medida que se foram aproximando foram-se apercebendo que as coisas estavam diferentes. Havia terra revoltada e montanhas novas. Ao chegar ao lugar onde devia estar a sua aldeia, esta tinha desaparecido e no seu lugar encontrava-se uma grande lagoa de águas cristalinas e tranquilas. Fora um cataclismo que soterrara para sempre a aldeia.
As pessoas da ilha de São Miguel, reza a lenda, acreditam que os aldeões continuam a viver debaixo das águas da lagoa, e que as borbulhas de gás vulcânico que se vê a sair da água são as pessoas a cozinhar lá no fundo. Dizem que os fumos, tipo fogo-fátuo que por vezes se elevam das águas junto com um cheiro a pão de milho cozido, são as mulheres a aquecer o forno escondidas nos fundos e nas reentrâncias da bela lagoa.

Pronto para descobrir os Açores? visite o nosso site

Fontes e creditos: FURTADO-BRUM, Ângela. Açores, Lendas e Outras Histórias (2a. ed).. Ponta Delgada: Ribeiro & Caravana Editores, 1999. ISBN 972-97803-3-1 p. 203-204.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Receitas dos Açores - Queijadas da Vila

Este é talvez o doce mais típico da ilha de São Miguel nos Açores, quem nunca provou uma queijada da vila? Acompanhando um café ou um chá, é uma iguaria que faz parte das tradições açorianas.  Vamos por à prova os dotes culinários com esta receita com mais de 50 anos, boa cozinha para todos! Trata-se de uma receita encontrada num caderno de “Receitas de Doces e Licores”, elaborado pela professora primária Maria Emília Soares Pereira que foi casada com o vila-franquense José Carreiro. Ao Teófilo Braga , o nosso muito obrigado pela partilha. RECEITA DE QUEIJADAS DA VILA FRANCA Coalham-se 4 canadas de leite como para queijos. Tira-se-lhe o soro, espreme-se bem n um guardanapo até ficar como farinha e deita-se num alguidar. Amassa-se muito bem com um bocadinho de manteiga de vaca e 4 colheres de farinha e 24 gemas de ovos. Depois de bem amassado vai ao lume com 918 g de açúcar, mexendo sempre, até ferver. Tira-se do lume, passa-se por uma peneira e deixa-se arrefecer. Mas

Açores | Grupos de Viajem em Família, Grupo de amigos, Associações, Grupos escolares..

Açores | Grupos de Viajem em Família,  Grupo de amigos, Associações,  Grupos escolares.. A nossa expertise permite-nos ser o parceiro ideal para o seu Grupo. Contamos com uma vasta experiencia no planeamento em conjunto, de todas as atividades lúdicas, culturais e de transporte para o seu Grupo. Os nossos valores  B2B  são flexíveis, adaptando-se de forma a que o sucesso para ambas as partes seja alcançado. Anualmente, trabalhamos em parcerias com todo o tipo de grupos A nossa expertise em consultadoria de viagem associada ao feedback dos nossos clientes é o que nos motiva cada vez mais em sermos a primeira escolha no que diz respeito a grupos de viagem. Excursões de Agencia de viagem Grupos de shore excursion Grupos de viagem em família / privados Colonias de ferias para jovens (Nacionalidade Francesa) Transporte de grupos de parapente Em 2019, a nossa experiencia em organizar e acolher grandes grupos, juntamente com o vasto leque de parceiros e contatos, não passou despercebida e abr

Excursão turística, roteiro de 2 dias em São Miguel, Açores

Tours, excursões & atividades Excursão turística, roteiro de 2 dias em São Miguel, Açores. Reservamos para si o melhor circuito para descobrir os encantos, sabores e paisagens de São Migue l. Neste circuito de 2 dias, incluímos a visita ao icónico Parque Natural da Caldeira Velha na Lagoa do Fogo e a entrada na zona de confeção dos cozidos das Furnas. A cozinha tradicional será representada pelo conhecido “ cozido das Furnas ”, confecionado em buracos escavados no solo vulcânico, na margem da lagoa das Furnas e por um almoço tipo “bufete” com vários pratos regionais. Bebidas e café estão incluídas. Uma visita ás plantações de ananases e chá, bem como uma prova de licores tradicionais, serão o complemento ideal para esta sua visita. Nas Sete Cidades, Furnas, Lagoa do Fogo e Nordeste, selecionamos os melhores pontos turísticos para uma visita completa a toda a ilha em dois dias completos.                                👉  Para participar nesta excursão, clique aqui   Sete Cidades &a